terça-feira, 16 de julho de 2013

Dicas de como dividir as contas de casa entre um casal



Quando o dinheiro entra em cena em um relacionamento as coisas podem se complicar bastante. Muitos parceiros simplesmente não conseguem discutir sua renda familiar porque acreditam que revelar o salário ou assumir uma conta de casa é mais íntimo que dormir junto.  Para alguns parece absurdo, mas vocês não acreditariam a quantidade de casais que possuem problemas em dividir as contas de casa.
 
Na maior parte das vezes o homem costuma assumir as contas automaticamente. É apenas um costume machista antiquado do começo da formação de família, em que o homem deve ser o provedor da casa e a mulher deve tomar conta do lar. Hoje a sociedade está bem mais igualitária e homens e mulheres dividem a conta como parceiros e amigos sem qualquer problema. Mas, caso uma das partes não queira dividir, é importante ter um bom argumento.
 

 
Por que dividir as contas da casa?
 
Não existe uma regra que diga que se deve ou não dividir as contas da casa. Homens e mulheres podem exercer igual função de manter o lar, mas existem outras formas de fazer isso dar certo. Se ele ganha mais ou ela, quem ganha mais pode dar a maior fatia da renda. É uma forma justa de agir como casal e assim ajudar em conjunto a ter uma bela casa.
 
Se ambos vivem em uma mesma casa, por que não dividir as contas? É uma forma justa de cuidar para que a casa se mantenha limpa e agradável. Ambos usam todos os itens e cômodos e, vivendo em uma sociedade familiar igualitária, é justo que os parceiros colaborem por igual ou proporcional ao seu orçamento.
 
Dividindo as contas de forma justa
 
Uma das formas de se dividir as contas da casa é sendo proporcional ao salário de cada um. Se ele ganha mais deve colaborar mais, se ela é quem ganha mais ela pode contribuir com um pouco mais do que o bolso do seu parceiro. O importante é que nenhum das partes se sinta obrigada ou menosprezada por pagar menos ou muito menos sendo explorada.
 
A melhor pedida antes de determinar valores é uma boa conversa sobre como deverão ser pagas as contas. Muitas vezes um parceiro não se importa de pagar tudo e, mesmo que seja injusto, pode funcionar por um tempo.
 
Cada um paga uma conta
 
Uma forma de pagar as contas é cada um pagando uma coisa. Pode ser bacana agir desta forma e criar um senso de maior responsabilidade no outro ao mesmo tempo. O homem pode pagar a energia consumida e a mulher a água. Inevitavelmente ele vai controlar mais o consumo de energia e ela o de água e assim pode-se criar até uma economia.
 
Todo mundo junto paga tudo
 
Uma outra forma de pagar as contas é todo mundo pagando tudo junto. Basta juntar os salários e ir pagando. É uma form que costuma dar bastante certo quando há uma amizade a mais e um companheirismo nas contas bancárias e costuma ser bem produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário