sábado, 22 de junho de 2013

Montando o enxoval

254 Montando o enxoval
 
Nos tempos da vovó e da mamãe, elas começavam a montar seus enxovais de casamento desde cedo. Depois que ficavam noivas elas ganhavam peças para casa em todas as datas comemorativas e ainda aprendiam a bordar, tricotar e crochetar para preparar as peças para a casa que, um dia, montariam junto com o futuro marido.

Hoje, tais costumes mudaram, e, comprar itens de cozinha/copa, cama, mesa e banho é tarefa para quando já se está de casamento marcado. E também, o que antes era papel somente da noiva, passou a ser feita pelo casal. Santa evolução dos tempos!

Em tempos contemporâneos, o que antes era tradição feminina virou mais uma das responsabilidades do casal, com participação ativa dos homens. “A mulher mudou e hoje quer arrumar sua própria casa sem tanta influência da mãe, e com mais interação do homem”, comenta Wilma Tavares, proprietária da rede de lojas Marlene e consultora de estilo para enxovais.
 
Mas quando devo começar a montar o enxoval? “O ideal é começar a preparar o enxoval, em média, seis meses antes do casamento, porque os noivos já sabem como serão os cômodos e têm tempo de decidir com calma antes da cerimônia se aproximar demais e isso acabar ficando de lado”, ressalta Wilma. E completa: “Algumas pessoas gostam de comprar com mais antecedência, mas enxoval também tem moda. Depois de um tempo, você pode acabar deixando de gostar do que comprou. Por isso, se for comprar um ano ou mais antes do casamento, o ideal é optar por peças neutras como cobertores e jogos de banho clássicos, em tons pastel“.
 
Há quem diga que um mês antes do casamento é tempo suficiente. “Vai depender do tempo de entrega das lojas onde os noivos fizerem as compras”, Ari Beraldin, do Empório Beraldin.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário